
SUSTENTABILIDADE
Ser sustentável faz parte da Petribu, que tem como essência a forte relação com o meio ambiente, seus trabalhadores e a comunidade. A sustentabilidade está no DNA da Petribú, que utiliza a cana-de-açúcar para produção de energia, minimizando a emissão de gás carbônico, o que contribui consideravelmente para a diminuição do efeito estufa. A preocupação com o equilíbrio socioambiental é uma constante, desde a cadeia de produção da cana-açúcar até os produtos finais. A Petribú preserva as suas reservas naturais com uma vigilância constante, mantida por uma equipe especializada com monitoramento, para coibir a captura de animais, incêndios, supressão da vegetação, caça e a pesca clandestina. A Petribú tem uma reserva com animais silvestres que serve de acolhimento para animais oriundos do tráfico.

PLANO DE GESTÃO AMBIENTAL
A Organização Petribu S.A. estimula e monitora
Gestão de Recursos Hídricos: Gestão de Recursos Hídricos: monitorar e controlar o uso das águas superficiais e subterrâneas, garantindo conformidade com as outorgas e promovendo eficiência no consumo de 100% do volume autorizado.
Gestão de Emissões Atmosféricas: Monitorar e controlar as fontes de emissões fixas dos processos industriais e as fontes móveis da frota de veículos movidos a óleo diesel, e álcool, garantindo conformidade com os padrões legais e atendendo aos níveis permitidos de emissões.
Gestão Controlada de Uso do Fogo: cumpra a legislação ambiental aplicável ao uso controlado do fogo em canaviais e resíduos florestais, por meio da implementação de medidas eficazes de controle e monitoramento.
.jpg)

Gestão de Ruído: proteger a saúde e o bem-estar dos colaboradores e comunidade ao atender os limites de ruídos aceitáveis (85 dB) conforme legislação vigente;
Gestão de Serviços Ecossistêmicos: Promover ações e incentivos voltados aos serviços ecossistêmicos, considerando a adoção de práticas que visam minimizar os impactos ambientais, mantendo uma cultura de preservação dos recursos naturais essenciais à sua atividade econômica.
Gestão do Uso de Agroquímicos e Fertilizantes Artificiais: Acompanhar e controlar o uso de agroquímicos, fertilizantes artificiais e orgânicos na cultura da cana-de-açúcar, garantindo práticas seguras que promovam o bem-estar, a saúde e a segurança dos trabalhadores e clientes, além de minimizar impactos ambientais.
Gestão no Uso de Energia Elétrica: Assegurar a utilização consciente e eficiente da energia elétrica nas operações e instalações da empresa, promovendo o uso racional dos recursos, a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida e saúde no ambiente corporativo.
Gestão de Resíduos Sólidos: Promover a excelência na gestão de resíduos sólidos, indo além do simples cumprimento da legislação, com foco na minimização da geração, valorização e destinação ambientalmente adequada de todos os resíduos produzidos, assegurando a melhoria contínua do desempenho ambiental e a sustentabilidade do negócio;
Gestão do Uso da Vinhaça: Garantir que a utilização da vinhaça no processo de fertirrigação seja realizada de forma controlada, assegurando que as boas práticas agrícolas para armazenagem e aplicação estejam plenamente implementadas e executadas com efetividade;
Gestão de Efluentes: Garantir o cumprimento da legislação ambiental aplicável ao gerenciamento de efluentes, por meio da adoção de medidas eficazes e da utilização de equipamentos adequados para controle.
Gestão do Solo: Registrar os procedimentos adotados para a conservação do solo, assegurando sua proteção e manutenção da qualidade por meio de práticas agrícolas adequadas de manejo e conservação, além de implementar medidas mitigadoras sempre que forem necessárias ações emergenciais para prevenir ou corrigir danos ambientais;


Gestão da Biodiversidade: Promover a conservação e o uso sustentável da biodiversidade, prevenindo impactos ambientais, restaurando habitats degradados e assegurando o equilíbrio ecológico nos ecossistemas locais.
Gestão de Mitigação e Resiliência Climáticas: Contribuir para a eficiência energética e a redução das emissões de gases de efeito estufa em todas as etapas da produção, comercialização e utilização de biocombustíveis, bem como promover práticas que reduzam a dependência e os impactos ambientais associados ao uso de combustíveis fósseis.
Gestão de Sustentabilidade: Integrar práticas ambientais, sociais e de governança de forma estruturada e contínua, assegurando conformidade legal, promovendo a eficiência operacional e impulsionando o desenvolvimento sustentável e responsável da unidade industrial.
Gestão de Impactos Ambientais e Sociais: Definir critérios claros para avaliação e monitoramento dos impactos ambientais e sociais, assegurando um controle eficaz e uma gestão responsável. Essa abordagem deve permitir identificar, analisar e mitigar os efeitos negativos das atividades desenvolvidas, fortalecendo o compromisso com a sustentabilidade e a conformidade com as melhores práticas.
POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE
A Petribu, localizada no Estado de Pernambuco e produtora de açúcar, etanol, energia e CO2, assume o compromisso em:
-
Promover a gestão racional e eficiente dos recursos naturais, nomeadamente, água, com particular atenção para a redução do consumo.
-
Prevenir a poluição e minimizar os impactos ambientais significativos associados às atividades desenvolvidas;
-
Proteção ambiental / não conversão de AVCs (Alto Valor de Conservação);
-
Assegurar que os fornecedores contratados e clientes cumpram os requisitos legais aplicáveis e outros requisitos estabelecidos em regulamentos internos;
-
Garantir segurança do trabalho e saúde ocupacional, promoção da melhoria contínua de seus processos;
-
Cumprir com os direitos humanos alinhados com os Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos (UNGP);
-
Promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores da empresa, promovendo sua extensão a todos os funcionários e Comunidade do entorno;
-
Incentivar aos funcionários à melhoria contínua em seu desempenho ambiental em todas as suas atividades, produtos e serviços;
-
Cumprir a legislação de proteção ao meio ambiente, ampliando para a legislação de direitos trabalhistas, anticorrupção, antissuborno e antilavagem de dinheiro, promovendo uma conduta ética e também valorizando a cooperação com entidades externas para contribuir com a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente.



